Governança

Conselho de Administração


O corpo de Diretores da Renuka do Brasil se reporta ao Presidente, que por sua vez responde ao Conselho de Administração, composto de oito membros que se reúnem com a frequência mínima de uma vez a cada dois meses. Os Membros do Conselho da Renuka do Brasil são:


Narendra Murkumbi – Presidente do Conselho (Shree Renuka Sugars): Engenheiro com pós-graduação no Indian Institute of Management, Ahmedabad. Recebeu o prêmio Entrepreneur do ano de 2010 do Economic Times.


Ashutosh Maheshvari (Motilal Oswal) – CEO do banco indiano de investimento Motilal Oswal. Graduado em engenharia e com MBA. Experiência de 17 anos nas áreas de finanças corporativas e aquisições em várias regiões do mundo. Recebeu o prêmio em 2.010 de Banker Indiano de Investimentos pela The global M&A Atlas.


Gurdeep Singh – Carreira de 37 anos na Unilever Hindustan Ltd no Gerenciamento de Operações e Controladoria, tendo liderado vários projetos em diferentes regiões da Índia, Reino Unido e Brasil. É membro do Conselho de Administração de várias companhias na Índia.


Luiz Conrado Sundfeld (Santher) – CFO da Santher, empresa brasileira de papel. Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA Executivo na Universidade de Illinois, EUA. Vinte anos de experiência nos setor financeiro e no setor de commodities agrícolas, incluindo instituições como ADM, Rabobank, Crystalsev e Grupo Fischer.


Pedro Freitas (Veirano Advogados) – Sócio sênior e membro do Conselho de Administração da Veirano Advogados. Cônsul Honorário da Índia no Rio de Janeiro, diretor do Comitê Brasil – China, presidente do Instituto Innovare, ocupou posições de conselheiro da Vale, Odebrecht, Brasil telecom e do IFC (International Finance Corporation).


Gautam Ravindra Watve - Presidente Internacional do Grupo Renuka. Possui mais de 14 anos de experiência em planejamento estratégico, fusões & aquisições, operações e finanças.


Clóvis da Rocha Camargo Filho - Advogado com mais de 25 anos de carreira na área jurídica corporativa, tendo sido Diretor Jurídico de corporações como Bunge, McDonald’s, Tetra Pak e Polenghi. Especialista em Negociações - Harvard Law School, Boston - USA; MBA – FGV-São Paulo; Pós-graduação - Direito Empresarial - PUC - São Paulo. Membro da "Latin American Corporate Counsel Association" e da "Global Leaders in Law". Associado à American Bar Association desde 1997. Membro permanente do júri da “International Legal Alliance Summit & Awards” de Paris.

Sérgio Toledo (Grupo Equipav) – Engenheiro Civil pela Faculdade Municipal de Piracicaba, com especialização pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.


Os Conselheiros deliberam por votação majoritária as decisões estratégicas da companhia, tais como planos de negócios e investimentos de grande porte, e também se organizam em comitês temporários para estudo de assuntos estratégicos como, por exemplo, Remuneração ou Auditoria.


Diretoria


Paulo Adalberto Zanetti (Diretor Presidente) – Graduado em Engenharia Agronômica, pela Fundação Faculdade Luiz Meneghel de Bandeirantes - PR. Atuou como Vice-Presidente e Diretor Industrial da Corol - Cooperativa Agroindustrial de Rolândia (1985 a 1994), Diretor Executivo da Alcopar - Associação de Produtores de Bioenergia (1994 a 1998 / 2001 a 2003), Diretor Executivo da CEPAAL (1998 a 2001) e Presidente da PASA (1998 a 2002). Atualmente é Diretor das empresas: PASA - Paraná Operações Portuárias, CPA - Trading e da CPL-Par - Central Paranaense de Logística; e Diretor Vice-Presidente da Alcopar - Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná. É Presidente das empresas Renuka Vale do Ivaí S/A e Renuka do Brasil S/A.


Prashant Niranjan Keshavrao - Graduado em Comércio pela Universidade de Karnataka, na cidade de Dharwad, estado de Karnataka, India. Ingressou no Grupo Renuka em 2000 e está no Brasil desde 2010, quando a Renuka assumiu as unidades da Vale do Ivaí S/A e Cambuí (Estado Paraná) e Madhu e Revati (Estado de São Paulo). Em 2010 assumiu a Diretoria das unidades do Paraná, e, posteriormente, em 2012, assumiu também as unidades de São Paulo, tornando-se diretor financeiro do Grupo Renuka no Brasil.


Geraldo de Oliveira Homem (Diretor Industrial) – Graduado em Engenharia Química pela UNAERP e Engenharia de Automação Industrial pela UNISAL. Trabalhou no CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) de 1989 até 2001 e depois disso exerceu funções gerenciais na Usina Bonfim (Grupo Corona) de 2001 a 2003 e na Companhia Albertina de 2003 a 2007. Ingressou em 2007 na Renuka do Brasil como Gerente Industrial da Usina Revati.


Luiz Antonio Borges "Xixo" (Diretor Agrícola) – Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia "Manoel Carlos Goncalves", com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em Manejo e Conservação do Solo pela ESALQ - USP e MBA em Gestão Industrial no setor Sucroenergético pela FAAP - UDOP. Exerceu cargos de Gerente Agrícola nos grupos São João (unidades de São Paulo e Goiás), COSAN (unidade Gasa) e ETH (unidade Santa Luzia), somando 20 anos de experiência no setor.


Paulo Gibim (Diretor de Suprimentos, Logística e Gestão Corporativa) – Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, pós-graduado em Ciências Contábeis com especialização em Gerência Contábil e Auditoria, e MBA em Gestão de Negócios. Atua no setor sucroalcooleiro e portuário há 26 anos nos Grupos Nova América e Cosan onde exerceu funções de Gerente de Filiais, Gerente Administrativo e Logístico e Diretor de Planejamento e Controladoria.


Tony Rivera (Diretor Juridico) – Graduado em Direito na PUC-SP, pós graduado em Direito Contratual na PUC-SP e Direito Empresarial na FGV. Trabalhou na Brasil Telecom (1999 a 2003), na CSN (2003 a 2007) e na Paranapanema (2007 a 2010).


Ricardo Aquino (Diretor Comercial) – Graduado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, pós graduado em Marketing pela ESPM e MBA pela Katz Business School da Universidade de Pittsburgh, EUA. Exerceu cargos de Gerente de Vendas a Gerente Geral em empresas multinacionais (Dixie Toga, International Paper, Danisco, Nordenia), tendo ingressado no Grupo Equipav em 2002 como Diretor de Novos Negócios.